junho 06, 2009

Tema: Corpus Christi

O programa Evangeliza Show desta semana será sobre Corpus Christi. Padre Reginaldo Manzotti vai falar sobre a festa e origem desta festa que celebra a presença de Cristo na Eucaristia. Em latim, Corpus Christi que dizer corpo de Cristo. É um feriado católico e tem como objetivo exaltar, ir para as ruas em busca daquilo que nos é mais precioso. O centro de nossa fé é Jesus. É um dia que não tiramos o feriado para viajar, fazer churrasco e reunir a família e os amigos, é dia de ir para as ruas proclamar para os cristãos e não cristãos, católicos e não católicos, que Jesus está presente na Eucaristia.
Para saber mais sobre esta comemoração da Igreja, a produção do Evangeliza Show conversou com padre Élcio Alberton, da Diocese de Caçador (SC). Segundo ele, a festa de Corpus Christi tem início no Segundo Milênio Cristão “Ela foi instituída oficialmente pelo Papa Urbano VI em 1264, cuja finalidade era a adoração à Eucaristia ou à pessoa de Jesus Cristo cuja sua presença real a Igreja afirma na Eucaristia na forma do pão e do vinho”, explica. Os tapetes decorados tiveram início no norte da Europa por volta do ano 1500 e foi se espalhando pelo mundo, variando a sua confecção à cultura de cada região. Segundo padre Élcio, os tapetes chegaram ao Brasil junto com os colonizadores portugueses. “Para o Brasil, os tapetes vieram com os colonizadores portugueses em cidades como Mariana (MG) e Florianópolis (SC), sempre seguindo os costumes coloniais portugueses. Até hoje a prática de decorar ruas ganha espaço pelo Brasil inteiro como confirmação de que se passa a pessoa de Jesus Cristo na forma do pão e do vinho. Os fiéis o seguem acreditando que este é o caminho que nos leva ao Pai”, conta.
Encontramos dificuldade em levar a palavra de Deus para as pessoas e mais ainda delas reconhecerem que Jesus está na hóstia consagrada no ostensório. No início da Igreja foi difícil mostrar para as pessoas e isso acabou gerando muita briga. Um exemplo é Martinho Lutero que em 1500 negou essa afirmação e até hoje os protestantes negam a Presença Real de Jesus. A festa de Corpus Christi foi intitulada pelo Papa Urbano VI, mas após sua morte ficou esquecida por 50 anos, quando Papa Clemente assumiu o papado e retomou as festas.
Precisamos reavivar nas pessoas a importância, a noção e o valor da comunhão. Com o novo catecismo da Igreja Católica são afirmados cinco pontos da Eucaristia.
- comungar aumenta a nossa união com Cristo;
- nos separa do pecado;
- traz unidade à Igreja;
- nos compromete com os necessitados;
- une os cristãos;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESPERO QUE ME AJUDEM COM IDÉIAS E ORIENTAÇÕES.